Vídeo Ambiental
O projeto Vídeo Ambiental agrega metodologias pedagógicas do ensino do audiovisual com as propostas inclusivas da educação ambiental. O resultado é uma oficina capaz de despertar a consciência e a percepção ambiental através da experimentação artística com o uso de técnicas cinematográficas.
Nesta oficina, crianças e jovens, estudantes da rede pública municipal de ensino, praticam as diferentes funções exercidas por profissionais da indústria audiovisual, os quais são convidados a participar como convidados palestrantes ao longo
da realização das oficinas propostas.
Os alunos, guiados pelo processo participativo conduzido por uma orientadora pedagógica, desenvolvem os roteiros inspirados pela reflexão a cerca das condições e problemáticas locais, expressas e visíveis nas regiões onde vivem.
Neste aspecto, o filme, que representa um diagnóstico socioambiental local, se torna uma poderosa ferramenta
de mobilização em prol de ações que transformem e beneficiem a comunidade. Como resultado temos a produção de
um vídeo em cada escola, o que constitui uma importante fonte de informações para a criação e execução de políticas públicas voltadas aos anseios aos jovens destas localidades.
Desde 2008, o projeto já esteve em 9 cidades, como Brasília e Rio de Janeiro e conheceu 49 bairros, atendeu a
66 instituições educacionais e produziu 77 filmes de curta metragem, ficcionais ou documentários, que abordam questões ambientais. Nesses oito anos de realização foram 1320 jovens beneficiados diretamente e mais de 70.000 estudantes impactados indiretamente. Tivemos a oportunidade de formar 44 orientadores pedagógicos na metodologia que
foi premiada pelo MEC em 2013.
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Museus do Rio
"Memória, Cultura, Transformação Social e Desenvolvimento Sustentável: Panorama Museal do Estado do Rio de Janeiro".
Este é o título do projeto de pesquisa realizado durante três anos com apoio da Faperj e cujos primeiros resultados são aqui apresentados. O objetivo consiste em documentar e pesquisar museus do Estado do Rio de Janeiro, seus agentes, suas narrativas relacionando-os com a história e a memória locais e regionais.
Patrimônio Histórico e Cultural e Cidadania
Partimos do pressuposto de que a valorização do patrimônio histórico e cultural é resultado da preocupação com o investimento em educação, cultura, e fortalecimento de auto-estima dos diversos setores da população. Ela integra iniciativas da sociedade civil
e de políticas públicas que se voltem para a construção da cidadania paralelamente aos investimentos econômicos, compreendendo a íntima relação entre esses aspectos.
Museus e Desenvolvimento no Estado
Contemporaneamente, os museus constituem instrumentos de transformação social e desenvolvimento sustentável, devido a seu papel na preservação da memória e na difusão da cultura (local, nacional e universal), e também por suas múltiplas interfaces
no âmbito da sociedade.
Verificamos no Estado do Rio de Janeiro a potencialidade dos museus como estratégias econômicas, políticas e sociais de desenvolvimento e auto-sustentabilidade.
Mais de 200 museus
Temos no Rio de Janeiro mais de 200 museus, dos quais cerca de uma centena estão localizados na capital, e os demais, em
92 municípios. Todas estas potencialidades que os museus representam para o desenvolvimento sócio-econômico, a inclusão social, a construção de identidades locais e regionais capazes de integrar os cidadãos a processos produtivos combatendo diferentes formas de violência estão na base do funcionamento perene das instituições museais, ainda pouco estudadas em nosso estado. O presente trabalho visa contribuir nesta direção, trazendo ainda informações sobre preciosos acervos que contam também aspectos da história do Estado do Rio de Janeiro e de passagens da História do Brasil. O projeto articula-se com os dados
e a experiência de pesquisa do “cadastro nacional de museus” Sistema Brasileiro de Museus/IBRAM - www.museus.gov.br